Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Serão aceitos artigos inéditos, redigidos em português, com no mínimo 10 laudas e no máximo 40 laudas, observada a ortografia oficial.
  • Se o artigo for referente a resultados de pesquisa, ou envolver seres humanos, deverá ser acompanhado das devidas autorizações.
  • Formatação – os artigos devem estar digitados na versão mais atual do Word, utilizando-se a fonte Times New Roman; corpo 12; entrelinhamento de 1,5; parágrafos justificados; recuo de 2 cm na primeira linha; 2,5 cm nas margens superior, inferior, à direita e à esquerda da página, tamanho A4; com títulos e subtítulos em caixa alta, sem negrito, alinhados à esquerda.
  • A primeira lauda deve conter o título do artigo (em português e em inglês), nome completo do autor, nome da(s) instituição(ões) a que está vinculado, e-mail, bem como o cargo que ocupa. Deve ainda conter um resumo informativo de até 200 palavras, que apresente concisamente os pontos relevantes do texto (NBR 6028-ABNT – Resumos), que também deverá ser apresentado na língua inglesa (abstract). Após o resumo informativo, devem ser relacionadas as palavras-chave (no mínimo três e no máximo oito), que também devem ser apresentadas na língua inglesa (keywords).
  • Caso o artigo tenha sido apresentado anteriormente em eventos públicos (congressos, seminários etc.), ou se tratar de trabalho acadêmico de conclusão de um curso ou pesquisa, deverá ser feita referência ao evento, curso ou pesquisa no rodapé da primeira lauda.
  • Notas – as chamadas para as notas devem ser feitas pelo sistema numérico sequencial e deverão ser listadas no final (e não no rodapé) do artigo. Devem restringir-se a um mínimo necessário, contendo apenas comentários. Caso haja necessidade de inserção de referências bibliográficas no corpo das notas, deve-se utilizar o sistema autor/data, consoante a NBR 10520.
  • Citações – todas devem ser referenciadas, precedidas ou seguidas do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e ano de publicação, consoante o sistema autor/data. As citações diretas devem ser grafadas em itálico, acrescentando-se o número da página. Exemplo: Rahner (1962, p. 3): (citação) ou (citação) (CÂNDIDO, 1993, p. 12). Para maiores informações: NBR 10520 (itens 5.7 a 6).
  • Referências – somente indicar aquelas utilizadas no artigo, que deverão ser listadas ao final do texto, após as notas (se houver), em ordem alfabética, conforme NBR 6023.
  • Fotos e imagens – além de constarem no corpo do artigo, em seu devido local, também deverão ser enviadas em arquivos separados, no formato JPG, com resolução mínima de 200 dpi.

Diretrizes para Autores

1- A Revista CEJ, em circulação desde 1997, é um periódico técnico-científico do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), com periodicidade semestral, cujo objetivo é fomentar e difundir o intercâmbio de conhecimentos das áreas jurídica e judiciária entre magistrados, juristas e profissionais do Direito.

2- É formada por um corpo principal, seções permanentes e eventuais.

CORPO PRINCIPAL – compõe-se de artigos técnicos e científicos originais, de reflexão teórica, ou relatos de pesquisas e experiências profissionais.

SEÇÃO PERMANENTE – Indicações Literárias: destina-se a divulgar as novas publicações de doutrina jurídica e da literatura sociojurídica, mediante resenha, prefácio ou apresentação de uma obra.

SEÇÕES EVENTUAIS – Conforme a necessidade da instituição, a Revista CEJ poderá conter seções eventuais que contemplem outros tipos de trabalhos, além dos artigos científicos, tais como: Produção Acadêmica: para divulgação de resenhas de pesquisas em andamento ou recém-concluídas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, contendo descrição do tema de estudo, objetivos, métodos e técnicas de investigação, resultados, principais conclusões e outras informações pertinentes; Memória da Justiça Federal: para divulgação de textos que promovam a consolidação da memória institucional e o registro da contribuição da Justiça Federal ao exercício da cidadania, com vistas a preservar a documentação histórica e resgatar a história do Direito e do Poder Judiciário.

3- Os artigos submetidos à Revista CEJ serão avaliados por dois pareceristas ad hoc, que recomendarão ou não a sua publicação. No caso de empate, será submetido a um terceiro parecerista ou membro do Conselho Editorial do CEJ. A Revista utiliza o sistema de avaliação cega por pares, no qual a identidade dos autores e avaliadores é mantida em sigilo.

3.1- À Revista é reservado o direito de aceitar ou vetar qualquer artigo recebido (com a devida ciência ao autor), de acordo com as recomendações de seus avaliadores, como também o direito de efetuar eventuais alterações, desde que haja a aprovação do autor.

3.2- Ao Centro de Estudos Judiciários é reservado o direito de fazer as revisões gramaticais e alterações pertinentes, bem como o de adequar os textos às normas editoriais da Revista CEJ, assim como às normas disciplinadas pela ABNT, caso necessário.

4- As opiniões emitidas pelo autor em seu artigo são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento do Conselho da Justiça Federal.

5- A remessa ou publicação dos trabalhos não implicará remuneração a seus autores.

 

A área de Editoração do Centro de Estudos Judiciários está à disposição dos autores para eventuais dúvidas que surgirem. Telefones: (61) 3022-7285/3022-7288 / E-mail: revista@cjf.jus.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.